terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Paixão campeã!

Para aqueles que desacreditaram, zoaram e implicaram (faz parte).
Agora está aí para todo mundo ver. FLUMINENSE CAMPEÃO BRASILEIRO DE 2010.
Em homenagem aos tricolores (sim, devo adimitir que o Flu mereceu) queria escrever algo legal para traduzir toda essa emoção. Mas quer maneira melhor se escrever do que sentir profunda e verdadeiramente cada palavra?
Por esse motivo, o post de hoje é um texto retirado de um blog amigo
Parabéns tricolor!


"Sempre tive certa inveja daqueles que conseguem apenas apreciar o futebol. Gostar, curtir, compreender, mas não se envolver. Conheço muitos com essa espetacular capacidade. Mas eu não, sou um reles mortal, me emociono, xingo, nutro esperanças não sei de onde. E não é que elas sempre se confirmam! Acredito que não sou o que se chama de torcedor fanático (mas já fui). Não choro com as derrotas, apenas as esqueço. Não brigo com ninguém, abomino a violência, embora goste de, digamos, algumas discussões boleiras mais acirradas, porém dentro de um plano mínimo de inteligência e razão. Mas choro com as vitórias sim. Arrepio quando estou numa arquibancada e a festa é contagiante. Não há como não se emocionar com os cânticos do futebol, bradados com paixão num estádio abarrotado.

Mas hoje acredito que aqueles que só conseguem admirar o futebol é que têm inveja de mim, ou do torcedor comum, emotivo, participativo. Sabem por quê? Porque é bom demais ser campeão. Desfilar com a camisa campeã pelas ruas e sentir olhares invejosos dos adversários ultrajados e de aprovação dos desconhecidos parceiros de alegria e sofrimento que também exibem suas paixões em suas camisas. Nestas horas somos íntimos daqueles que jamais vimos. Conversamos, comentamos, brindamos, nos cumprimentamos com respeito, enfim, partilhamos aquele raro momento, afinal, não se é campeão todos os dias.

No dia seguinte a um título conquistado, é bom comprar todos os jornais que destacam o feito do seu time , mesmo que você já saiba de cor tudo o que está escrito. Vamos guardar para a posteridade, reler daqui a... 26 anos (???). É bom compartilhar da alegria de ser campeão com aqueles que conhecemos e trocamos lamentos e esperanças, sejam os amigos mais chegados ou os colegas de trabalho. É bom vestir a camisa e se sentir parte daquele elenco que ganha milhões e que entra em campo. 

É bom ser campeão, porra! Soltar aquele grito que fica entalado o campeonato inteiro, a temporada toda ou mesmo...quase três décadas. É bom balançar a bandeira, hasteá-la na sua janela, cantar junto com a galera, buzinar, farrear em nome daquela causa que, se não existisse, você sobreviveria numa boa. É a magia do futebol! É a auto-estima da vitória, que é sua sim e você contribuiu muito pra ela com sua energia, seu sofrimento, embora não tenha entrado em campo ou na quadra. 

É gratificante ver tanta gente vibrar e sofrer como você, de todas as raças, classes, credos, crianças de todas as idades. Mulheres lindas e super femininas e barangas monstruosas dividindo a mesma alegria. Ser campeão é bom demais, não sei porque, não te traz qualquer benefício concreto, mas é bom. 
Ainda mais vencer o campeonato mais disputado do planeta. Deve ser mais gostoso ser campeão aqui, onde disputamos igualmente com outros 15 times, do que na Espanha, onde o futebol é bilionário, mas só dois clubes, às vezes três, no máximo quatro, ocasionalmente, disputam a taça. Tá certo, o elenco dos 20 times do Brasileirão juntos não chega aos pés do meio campo do Barça, mas... quem se importa? Nós temos a tradição do futebol, o Brasil é respeitado nesses esporte e meu time é campeão do País. Tricolores, vamos todos comemorar, e muito, antes que outro longo jejum se anuncie!"

5 comentários:

  1. É CAMPEÃO PORRAAAAAAAAAAAA

    ResponderExcluir
  2. Valeu, meu camarada. O texto que fiz para o tal blog amigo, ao qual se refere no post, ficou muito bem aqui. Muito legal a ilustração. E parabéns pelo blog. Em nosso blog travamos algumas discussões interessantes sobre futiba.O pessoal é muito antenado. Fique à vontade para usar quando quiser e da forma que achar melhor. Será uma honra. No Sopranois abordamos mais música, cinema, entretenimento em geral e até política, mas o esporte tem seu lugar.
    Marcão

    ResponderExcluir
  3. Retificando acima, valeu, minha camarada!
    Saudações tricolroes
    Marcão

    ResponderExcluir
  4. Parabéns também ao meu Cruzeiro que seguiu firme nesta disputa e foi o Vice-Campeão Braseileiro de 2010!!!!!!!!

    Espero cada vez mais ver no futebol jogos mais honestos, arbitragens mais qualificadas e menos brigas nas torcidas!

    ResponderExcluir
  5. Seu Cruzeiro foi brilhante, cara Jaque. Só valorizou o título tricolor. Pra mim, foi o time que jogou o melhor futebol do campeonato, mas pecou por não ter sido regular. Teve um começo muito ruim e quando acordou ficou mais difícil. Veja o exemplo do Grêmio.Uma baita campanha no returno, com apenas duas derrotas. Mas até então estava nos últimos lugares. Num campeonato de pontos corridos, ganha o mais regular e o Flu, assim, foi o merecido campeão. E apesar do mau começo, Cruzeiro não levantou a taça por muito pouco. Mais do que aquela polêmica derrota para o Corínthians no Pacaembu, o time mineiro perdeu o título ao perder para o São Paulo, em casa, nas últimas rodadas. Embora torcedor do Fluzão, sou mineiro e nutro grande simpatia pelo time estrelado, para o qual já torci em várias oportunidades. No campeonato de 2003 vibrei muito com a bela campanha cruzeirense. A melhor desde a adoção dos pontos corridos.
    Marcão

    ResponderExcluir