terça-feira, 9 de novembro de 2010

Ei, juiz....!!!

Para ser árbitro de futebol é preciso ter duas mães.
Exatamente! Duas mães! Uma pra ficar em casa e a outra pra ser homenageada em campo por milhares de torcedores enfurecidos (e até mesmo jogadores - porque não?)


Além de se ter duas mães, para se tornar árbitro é preciso trilhar um caminho nada fácil. Primeiro é preciso fazer um curso em uma das federações estaduais e passar por uma pré-seleção. Obviamente é imprescindível que o candidato tenha o segundo grau completo. Após passar por essa etapa, o aspirante a juiz inicia o curso que tem duração média de dois anos; e além de aprenderem as regras do futebol conhecem também a legislação esportiva, primeiros socorros e a movimentar-se dentro de campo. Dos 150 alunos que iniciam o curso, em média, apenas 70 conseguem se formar. Para chegar a apitar um jogo da primeira divisão o novo árbitro passa em média sete anos apitando em categorias de base.






Dentro de campo ele é poder absoluto, mas nem sempre isso significa ganhar aplausos. Muito pelo contrário; não importa quão bom será o desempenho de um juiz durante a partida, no fim, sempre alguém sairá insatisfeito.



Durante todo o Campeonato Brasileiro os erros de arbitragem vem sendo apontados como justificativa para vitórias e derrotas bastante "suspeitas" e "contestáveis". Eliminar os erros de arbitragem é impossível. Nenhum sistema é perfeito; e ainda mais com a tecnologia das transmissões de tv, os árbitros ficaram muito mais expostos em suas falhas.

Mas a verdadeira questão é: Até quando iremos e teremos de conviver com esses erros que prejudicam e beneficiam tantos clubes no Brasil?

Os árbitros no Brasil são fracos, isso é fato; mas também será que há excesso de reclamações?

Comente!

Pra quem sonha em ser um "homem de preto / verde / amarelo" algum dia: http://www.fferj.com.br/Sitenovo/EAFERJ/capacitacaoarbitros.asp





4 comentários:

  1. Nao so no Brasil, mas eh um problema mundial... vide a propria copa do mundo, que foi um absoluto desastre em termos de arbitragem...

    ResponderExcluir
  2. A arbitragem brasileira é uma vergonha

    ResponderExcluir
  3. Quem adora chorar arbitragem é botafoguense. mas esses juizes que estão aí não tá dando não.

    ResponderExcluir
  4. O problema da arbitragem brasileira é que cada juiz comanda um jogo conforme sua personalidade. Não há um padrão.
    Deveriam transformar isto em profissão, como ocorre em vários países da Europa.

    ResponderExcluir